Contratar Amigos
A falta de investimento na infra-estrutura é prejudicial à nação. TADEU et. al (2008) também afirma sobre os valores investidos por nações neste ramo:
Tercerização
“A redução potencial dos custos de transporte e a liberação de níveis de investimentos em áreas não centrais do negócio são as principais vantagens” da terceirização (BALLOU, 2006, p.559)
São três as vantagens principais para a prática de logística terceirizada: “foco nas forças essenciais, ofertar flexibilidade tecnológica e outras flexibilidade” (SIMCHILEVI, 2003. p.145).
SALERNO (apud. KALIFE, 2002): No consórcio modular, os fornecedores, também chamados modulistas, estão instalados dentro da planta da montadora e são responsáveis pela montagem final do produto.
De acordo com BALLOU (2003, p.18), “a administração de empresas nem sempre se preocupou em focalizar o controle e a coordenação coletiva de todas as atividades logísticas”.
De acordo com TADEU (2008, p.2) uma pesquisa publicada nos EUA, constatou que: ”23% do valor de bens e serviços produzidos seriam referentes ao custo logístico, sendo, deste valor, mais de 65% referiam-se a transporte e, cerca de 35%, a manutenção de estoque”. O custo logístico é um fator chave que estimula o comércio, e a balança comercial, determinante para desempenho econômico de um país.
Toda e qualquer organização tem a necessidade de ter um setor responsável por um ramo logístico. De acordo com BALLOU (1993),
1950 e 1970, foi um período de desenvolvimento onde surgiram grandes estudos no ramo. Segundo TADEU et al., (2008):
SIMCHI-LEVI (2003) descreve a gestão de cadeia de suprimentos como:
Um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa, e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado. (p.27)