Plano collor
PROFISSIONAL CONTÁBIL
A globalização, como qualquer revolução, traz consigo aspectos positivos e negativos. No entanto, no que concerne à Contabilidade, ela traz um ponto que já se fazia necessário há algum tempo: a necessidade de se repensar as normas contábeis dos países, tornando-as homogêneas, afim de que a informação contábil de uma empresa possa ser compreendida em qualquer parte do planeta. Tal fato significa um avanço extraordinário, e uma meta árdua, porém gratificante, para os profissionais.
O futuro será de quem souber criar estrategicamente, ou seja, daqueles que souberem utilizar-se da informação para agregar maior valor ao patrimônio constituído. Logo, o ponto central para o sucesso nesse novo século deve ser o conhecimento, e não a informação. O conhecimento deverá ter primazia sobre a informação, uma vez que essa última deverá ser de domínio comum, em função da tecnologia de Internet.
Com a globalização, surge ainda, um novoperfil de profissional, o qual deverá ser mais flexível, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão, não mais apenas em nível nacional, mas também internacional. Surge a necessidade de um profissional capaz de se adaptar aos diversos aspectos de empresas cada vez mais "multinacionais" e empenhado na luta pela harmonização das normas de registro, mensuração e divulgação da informação contábil,a fim de que ela possa ser bem compreendida e utilizada pela entidade, em qualquer de suas matrizes e filiais pelo mundo afora, e a fim de que todos os profissionais falem a mesma linguagem contábil, seja no Brasil, ou em qualquer parte do mundo. É, certamente, uma tarefa das mais árduas, mas que trará benefícios imensuráveis para a Contabilidade e para o contabilista. É imperativo frisar, também, que as fronteiras do mercado de trabalho deixam de existir. Isso torna a competição profissional ainda mais acirrada, levando tanto o profissional da Contabilidade, como a própria