pLANILHA
Considera-se estágio na Universidade Federal do Amazonas o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, visando ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (Resolução 067/2011-CONSEP –Art. 1º). Para entender a importância do estágio na formação do Pedagogo, entendemos ser necessário apresentar algumas considerações acerca do caminho pelo qual se organiza, no Brasil, a formação do educador.
O processo de formação inicial e continuada do educador tem sido alvo da atenção e preocupação dos educadores e do governo no Brasil desde a década de 1930.
A Valorização dos profissionais da educação, os professores, deve-se ao fato de serem eles os responsáveis pela Educação Básica no país cabendo ao Pedagogo, a educação das crianças tanto na Educação Infantil quanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Por força da Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes E Bases da Educação Nacional- LDBEN) a formação do educador se dá nas Instituições superiores de Ensino: as Universidades e as Faculdades são responsáveis, além da formação dos profissionais do Magistério, também pelos demais profissionais que a sociedade atual requer em face do desenvolvimento tecnológico e cientifico do século XXI.
A citada Lei em seu artigo 12, inciso I, atribui a essas instituições a incumbência de elaborar e executar a sua proposta pedagógica. A proposta curricular do Curso de Pedagogia na UFAM está organizada para proporcionar a formação teórica e prática do pedagogo. Aquela mediante os estudos distribuídos por áreas do conhecimento, possibilitando a ele (a) conhecer e comprender as questões e fatos que, entre outras, estão relacionados com