Planeta
Terrário – miniatura do Planeta Terra1
A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento dos materiais além de estimular o exercício da cidadania e a defesa ambiental. Durante o seu acompanhamento durante um ano letivo pode-se trabalhar conteúdos como nascimento, florescimento, morte (ciclo vital) além do estudo do solo (formação, erosão etc) e o ciclo da água. A vida útil do terrário pode chegar a um ano ou mais.
Objetivos: identificar a presença de solo, ar, água, luz, plantas e animais em interação.
Conteúdos: reconhecer o terrário como Planeta Terra em miniatura
Habilidades: identificar o ciclo da água, a importância das plantas para o meio ambiente, as camadas do solo e sua importância e as condições atmosféricas.
Sugestões: montar terrários na sala de aula e relacionar com o ciclo da água, a formação do solo; papel das plantas e dos animais e o ar.
Materiais utilizados: uma garrafa pet de dois litros, tesoura, fita crepe, plástico filme, brita, terra vegetal, mudas de plantas, minhoca e água.
1 Adaptado de: TAVARES, Carla. Terrário: miniatura do Planeta Terra [notas de aula], 2011.
Primeiro passo: cortar a garrafa pet na parte superior antes dela afunilar e fazer alguns furos na parte inferior para escoar a água quando for regada.
Segundo passo: colocar a brita (três dedos de altura) e em seguida a terra vegetal.
Terceiro passo: colocar a minhoca e as mudas e regar.
Quarto passo: fechar o recipiente com plástico filme e fita crepe.
O próximo passo é observar diariamente o crescimento das plantas, estimular os alunos a perceber o formato das folhas e os animais que possam aparecer.
Essas podem ficar expostas em local protegido do sol mas bem iluminado.
O terrário possibilita o desdobramento de muitas informações:
Relação plantas e a água: elas têm uma relação de dependência uma da outra. As plantas