planejmento curso
Curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar
TRABALHO FINAL: PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO
ESCOLA: COLÉGIO E CURSO CONEXÃO
LOCALIZAÇÃO: RUA ESTRADA DO CAIARA, Nº 277,IPUTINGA,RECIFE-PE
COMPONENTE CURRICULAR:
DIAS DA SEMANA:TERÇAS/QUINTAS
TURMA:
PROFESSOR: Christiane Rodrigues dos Santos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Fevereiro a Junho
NÚMERO DE ALUNOS: 20 ALUNOS
SEMESTRE: 1º SEMESTRE
ANO:2015
MARCO REFERENCIAL Marco Situcional - Muitos são os desafios na área de Educação Física para corresponder aos anseios da comunidade escolar e os problemas característicos na escola, repleta de contradições, podendo talvez ser explicado com base na sua evolução. Desses desafios, o mais importante, ao nosso ver, é superar a concepção de Educação Física Escolar como atividade, descrita na Lei de nº 6251/75 e no Decreto nº 69450/71, para uma Educação Física como área de conhecimento e componente curricular, capaz de contribuir na formação de um cidadão crítico, participativo, livre, autônomo, enfim, um cidadão que possa fazer uma leitura real das contradições da sociedade em que vive.
Neste sentido e para atender os objetivos propostos pela Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Educação Física precisou sistematizar seus objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações na Educação Infantil e na Educação Básica para ser efetivamente reconhecida como disciplina curricular.
Nesta perspectiva, o coletivo de professores da subárea de Educação Física optou por reconhecer a Concepção da Cultura Corporal, como concepção nossa área de estudo, capaz de atender aos objetivos propostos pelo Projeto Político Pedagógico do CEPAE.
Ao afirmar a opção por esta concepção, deixamos bem claro que não negamos outras concepções que existem na nossa área, e principalmente, não negamos também, os conteúdos específicos da nossa área de conhecimento, pois entendemos que a negação de outras concepções e dos