Planejar é preciso
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
AFONSO ALVES SILVEIRA NETO
PLANEJAR É PRECISO
Guanambi
2012
afonso alves silveira neto
PLANEJAR É PRECISO
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Administração Financeira, Administração Orçamentária, Matemática Financeira II,Direito Tributário, Teoria Econômica.
Prof. Thiago Nunes Bazoli; Fábio Proença;Helenara Regina Sampaio Figueiredo; Janaína Vargas Testa; Regina Lucia Sanches Malassise.
Guanambi
2012
INTRODUÇÃO
Os administradores precisam maximizar a riqueza dos acionistas, para tanto, necessitam elaborar projetos de investimento, que são um conjunto de informações relacionadas com a inversão de capital, em uma determinada época, e têm como finalidade promover a recuperação do referido capital com vantagens, num certo período de tempo chamado de “vida do projeto” (Carvalho et al, 1980, p. 307). Decisões de longo prazo, contudo, apresentam riscos mais elevados que as de curto prazo. E, para que estes riscos sejam minimizados, deve-se lançar mão de técnicas de orçamento de capital, a fim de que haja uma análise cuidadosa das alternativas de investimento que a empresa dispõe (Martins & Assaf Neto, 1986, p. 435). Os projetos podem ser independentes ou mutuamente excludentes. São independentes quando a aceitação ou rejeição de um, não depende da aceitação ou rejeição de outros projetos. E são mutuamente excludentes quando a aceitação de um, exclui os demais. Lima Netto (1976, p.39) salienta que, no caso de duas alternativas mutuamente excludentes, esta aceitação de uma das alternativas com impedimento da outra, pode ocorrer por impossibilidade física ou financeira.