Planejamentos estratégicos
Aluna: Professor:
Cametá, 27 de Maio de 2013
RESUMO
Pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
INTRODUÇÃO
O planejamento estratégica trata, em primeiro lugar, do estabelecimento de estratégias que determina direcionamentos e formas de atingir objetivos. Essas estratégias são reunidas e descritas em um plano estratégico, concebido didaticamente e de forma sintética.
Assim, como um primeiro passo, o plano estratégico é o documento feito para nortear o alinhamento das pessoas em torno de uma busca comum a todos. A finalidade é dar suporte à gestão, gerando:
- a integração dos esforços coletivos;
- a transparência com relação aos objetivos e às metas, o que facilita a adesão das pessoas e a sinergia entre as atividades,
- a priorização dos recursos ao longo do tempo e
- a profissionalização da gestão.
1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:
- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- à visão - onde queremos chegar como instituição;
- aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
- aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos