Planejamento
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, em conseqüência de conclusões surgidas das experiências de Howthorne, que foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Teoria Clássica da Administração, tinha como pretensão, desenvolver uma nova filosofia empresarial, em que a tecnologia e o método de trabalho constituem as preocupações básicas do administrador. Apesar de ter sido pouco contrariada e questionada, a teoria clássica da administração era vista por trabalhadores e sindicatos como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais. Assim, a Teoria das Relações Humanos nasceu da necessidade de intervir e corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.
A teoria das relações humanas possui seguintes fatores que proporcionaram sua origem: 1-A necessidade de humanizar e democratizara Administração, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano, voltado assim para a democracia dos conceitos administrativos. 2-O desenvolvimento da ciências humanas, principalmente a psicologia, assim como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. Vindo a demonstrar por meios experimentais as diversas falhas dos processos da Teoria Clássica. 3-As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, fundamentas para o humanismo na Administração. Em que foi criada uma escola fundada por Elton Mayo com a contribuição dos autores citados a cima. 4-As conclusões da Experiência de Howthorm, realizada em 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que só comprovaram as inadequações da Teoria Clássica da Administração, a exterminando.
1. ORIGEM
Essa escola foi basicamente um movimento em oposição `Teoria Clássica de Administração. Nasceu da necessidade de corrigir-se a