Planejamento
Seguindo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9394/96) que estabelece em nosso país o direito a educação a todos e que considera a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, o conjunto de propostas aqui expressa tem como objetivo orientar e auxiliar o trabalho educativo diário junto às crianças pequenas. Este documento é fruto de um amplo debate que abrange professores, coordenadores, diretores e diversos profissionais que atuam diretamente com crianças, contribuindo com conhecimentos diversos provenientes tanto de vasta e longa experiência prática de alguns, como reflexão acadêmica. O planejamento foi elaborado no intuito de contribuir como guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para profissionais que atuam com crianças de zero a quatro anos de idade, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
2
POR QUE DO PLANEJAMENTO ESCOLAR?
JUSTIFICATIVA
Este documento constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças. Considerando e respeitando a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares de Educação Infantil existentes, este Planejamento nessa perspectiva, só tem sentido se traduzir a vontade dos sujeitos envolvidos com a educação das crianças, sejam pais, professores, técnicos e funcionários de incorporá-lo no projeto educativo da instituição ao qual estão ligados.
Sua função é contribuir com as políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil.As ideias de planejamento são amplamente discutidas atualmente, porém faz-se necessário