planejamento
Planejamento, Recrutamento e Seleção 1
Profª Rose Grigolato
2015
APRESENTAÇÃO
“O talento individual é ótimo para as empresas, mas pode sair pela porta a qualquer momento” (Thomas A.Steawart).
A gestão de pessoas ganhou status nos últimos tempos e tem gerado contribuições para o desempenho das organizações. Os estudos em gestão de pessoal têm adotado uma abordagem de corte funcional (os subsistemas da ARH) que facilitam o entendimento de uma administração eficiente dos profissionais nas organizações e com isso algumas linhas de pesquisa têm surgido na área do RH estratégico. A necessidade de pensar RH de forma estratégica decorre principalmente do reconhecimento e da importância do ambiente externo no planejamento dos negócios e na implantação destas políticas no que tange as pessoas para incrementá-las.
O relacionamento entre as práticas empresariais e os sistemas de RH é que vai garantir uma vantagem competitiva para as organizações.
“Atrair e manter talentos” é a ordem na nova economia. Vivemos num mundo em que a tecnologia propicia grande quantidade de informações instantaneamente. Pessoas podem ter acesso às informações de mercado e de seus concorrentes muito facilmente e também como é a nova prática de gestão de pessoas que estão sendo aplicadas pelas organizações a fim de manter as pessoas que são indispensáveis para o sucesso do negócio.
Afinal, o que significa talento para você?
Podemos resumir como um conjunto de qualidades inerentes ao ser humano e que este esteja em condições de desenvolvê-la. A organização deve definir qual é o seu negócio, o seu objetivo, saber onde está e onde quer estar num futuro próximo ou mais distante. E para isto precisa identificar o perfil desejado dos profissionais que quer ter como parceiros, saber quais os atributos deste profissional e assim buscar no mercado o candidato ideal que irá contribuir com os negócios