planejamento
Disciplina: Princípios Teórico-Metodológicos do Ensino das Ciências Naturais
Assunto: Gripe Suína e Gripe Aviária
Tempo: 30 minutos.
Introdução:
Em abril de 2009, um novo tipo de vírus da mesma família daquele que transmite a gripe afetava a população mexicana, ganhava espaço na mídia e chamava a atenção do mundo. Inicialmente chamada de "gripe suína", sabe-se que ela é causada pelo Influenza A (H1N1), um subtipo viral resultante da recombinação genética do vírus suíno, aviário e humano, com possibilidade de disseminação global.
Hoje, o Influenza A (H1N1) confirma as expectativas de propagação e está presente nos cinco continentes do planeta, com cerca de 100 mil pessoas infectadas no mundo. Como acontece com qualquer novidade, a falta de informação causa preocupação. Nesse caso, há dúvidas em relação ao potencial destrutivo do vírus.
Objetivos:
Compreender algumas formas de propagação de doenças.
Conhecer os agentes causadores de doenças.
Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
Conhecer a evolução do vírus,
Sondagem:
O que é Influenza A?
Como é transmitido o vírus?
Quais os cuidados a serem tomados?
Quais grupos com maior risco de contaminação?
Quais as diferenças entre os sintomas da gripe comum e a gripe suína e a gripe aviária?
Instrumentalização:
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint
Datashow
Panfletos
Atividade referentes ao tema
Desenvolvimento:
Inicie a aula verificando qual conceito que os alunos tem a respeito da Gripe Suína e da Gripe Aviaria. Discuta, ao término da constatação, sobre a facilidade com que se propaga uma doença e como doenças diferentes, dependendo da forma de contágio, se propagam de forma mais ou menos rápida. No caso da gripe suína, o contágio é fácil e direto, pode ser transmitida de humano para humano, já a Gripe Aviária só é transmitida de animal para humano. Em todos os casos, é possível ampliar a discussão e propor formas de prevenção.
Pergunte se a