Planejamento
Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.
Em um momento de turbulências no cenário econômico como o atual, planejar se tornar ainda mais importante. A empresa tem que pensar no planejamento desde já! E é em situações como estas que as empresas mais bem preparadas se sobressaem.
Nestes meses que faltam para acabar 2014, já é possível fazer uma análise parcial dos resultados do ano, refletindo sobre as ações que deram certo ou não e no que pode ser feito melhor em 2015.
E nesta hora, a administração precisa olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo, sem se deixar influenciar por emoções ou “achismos”. É fundamental ter dados reais, confiáveis e organizados para tomar as decisões certas para o próximo ano.
Analise o setor
Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa conhecer também a situação do seu setor. Esta análise deve ser feita levando em conta todos os pontos de vista possíveis (econômico, jurídico, estrutural, entrada de produtos substitutos) e como isso afeta diretamente o seu negócio.
Este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico. O planejamento estratégico e o orçamento empresarial devem ser instrumentos de gestão “vivos” na empresa. Um erro muito comum é criar um ótimo plano e depois engaveta-lo, perdendo de vista o que está acontecendo no mercado.
Acompanhe seus concorrentes
Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo.
Saber como foi 2014 para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar pode trazer insights importantes para