Planejamento
Isso remete para a importância dos planejamentos, pois é nele que as intenções e necessidades são previstas e analisadas para verificar se ocorreu a aprendizagem. Esse momento do programa mostra que ao planejar ações para a sala de aula, o professor deve selecionar situações ricas e diversificadas que proporcionem o desenvolvimento das habilidades e competências para ler, escrever, bem como para analisar e resolver problemas que valorizem o raciocínio, a comunicação de ideias e procedimentos sem desconsiderar conceitos e modos de pensar a ciência.
Para que isso aconteça é essencial que se conheça como ocorre a formação dos conceitos no processo ensino-aprendizagem das ciências. Para Vigotski, é o processo ensino-aprendizagem que deve promover o desenvolvimento do pensamento, pois “o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põem em movimento vários processos de desenvolvimento”. Ensinar por ensinar não surte tanto efeito quanto ensinar fazendo o aluno pensar no problema e na solução.
Em suma, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que