Planejamento
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
1 INTRODUÇÃO Compreender o sentido de Arte e Arte/educação permitirá refletir sobre as questões referentes a metodologias do ensino que influenciaram e marcam a identidade de professores que estão à frente desta disciplina.
Convido você a estudar um pouco sobre a caracterização de Arte e Arte/educação, de grandes nomes relacionados à pesquisa sobre o ensino da Arte no Brasil e no Mundo.
2 CARACTERIZANDO ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO
A Arte está presente na vida das pessoas desde o início da humanidade como forma de comunicação e expressão. Desde a pré-história o homem já se comunicava através dos desenhos e códigos impressos na rocha, que você poderá estudar na disciplina de História da Arte. Por meio das expressões artísticas, é possível além de manifestar sentimentos, perceber o mundo de forma poética, sensível e contextualizada. Ouvir uma música, uma poesia, apreciar um quadro, uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança são modos de fruir e sentir Arte. Fruir Arte é um processo pelo qual o ser humano conhece a respeito da obra, do artista que a criou, de si próprio e do mundo onde está inserido. Assim, o trabalho com a Arte está relacionado à percepção, à emoção, à intuição, à sensibilidade.
“A arte é, por conseguinte, uma maneira de despertar o indivíduo para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir”.
(DUARTE JÚNIOR, 1988, p. 65)
Você já se perguntou qual a real importância da Arte na vida das pessoas?
Barbosa (2002) atenta que é impossível conhecer a cultura de um país, sem conhecer sua arte, pois é importante compreender que a Arte é a representação do país por seus próprios membros.
É por meio da Arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível.
Quando falamos de “construção humana sensível”, não estamos generalizando a Arte como forma de despertar apenas sentimentos, pois desta forma