Planejamento
Para Chiavenato (2004), o planejamento é uma das quatro funções básicas do administrador e a primeira fase do processo administrativo que compreende a definição da missão, a formulação dos objetivos, a definição de planos para se alcançar o objetivo e programar corretamente as atividades. Neste sentido, é o planejamento que dá um rumo a organização, já que o planejamento envolve a definição dos objetivos e formas de alcança-los.
Para Maximiano (2009), planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procura de alguma forma, influenciar o futuro, ou serão colocados em prática no futuro, são decisões de planejamento.
Segundo Chiavenato (2010), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los.
De acordo com Maximiano (2009), o processo de planejamento é constituído de três etapas principais, onde cada uma dessas etapas é um processo decisório que envolve análise, avaliação de alternativas e escolha de um curso de ação. São elas:
Aquisição dos dados de entrada – são as