planejamento
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) é um método gerencial usado para a tomada de decisões, aplicação das ações de controle dos processos, planejamento da qualidade, manutenção de padrões e alteração da diretriz de controle, ou seja, realizar melhorias. Essas ações se dividem em quatro fases básicas que devem ser repetidas continuamente, que são:
• Planejar (P) Etapa em que os planos são traçados, estabelece os objetivos e os processos necessários para alcançar as metas propostas ou identificar um problema, Deve-se lembrar que a fase de planejamento é sempre a mais complexa e a que exige mais esforços. No entanto, quanto maior for o número de informações utilizadas, maior será a necessidade do emprego de ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor estas informações.
• Executar (D) Executar as tarefas como foi previsto na etapa de planejamento e coletar dados que serão utilizados na verificação do processo. Também deve-se educar e treinar todas as pessoas envolvidas, antes do início da execução, para que haja comprometimento e a execução saia conforme o planejado.
• Verificar (C) A partir dos dados coletados na execução comparar com os esperados no planejamento, e procurar por desvios na aplicação do plano da obra.
• Agir(A) Etapa que consiste em atuar no processo em função dos resultados obtidos, promovendo as devidas ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados, analisando as diferenças para determinar suas causas. Ao final dessa fase, origina-se a primeira fase do próximo PDCA (gira o ciclo, voltando ao planejamento), permitindo que se faça o processo de melhoria contínua. Abaixo segue figura1 para melhor visualização do ciclo.
Figura 1 . Ciclo PDCA O ciclo tem como objetivo levar as empresas a obter melhorias em seus processos, garantindo as metas necessárias à sobrevivência das construtoras, visando racionalização, agilidade e redução de