planejamento
O setor de transporte aéreo é de grande importância para o Brasil, sendo essencial para o transporte de cargas e para a expansão de serviços. Por vezes, em função da extensão territorial do País e de suas deficiências nos ramos ferroviário e rodoviário, o modal aéreo é o único meio de acesso a determinadas localidades. Além disso, a aviação civil promove a integração nacional e do Brasil com outros países.
Assim, o setor possibilita o crescimento da economia, uma vez que permite o fluxo de agentes de negócios e o escoamento produtivo, bem como viabiliza o turismo nacional, entre outros benefícios.
Ao final de 2010, verificavam-se quase
20.000 voos semanais partindo de aeroportos brasileiros, sendo 90% dedicados ao atendimento do mercado doméstico. A oferta de assentos vem crescendo, motivada principalmente pelo crescimento econômico e pela inclusão de passageiros das classes
B e C no modal aéreo. Mesmo no segundo semestre de 2009, quando ainda pairavam os efeitos da crise financeira global, observou-se forte retomada da demanda por serviços aéreos no mercado doméstico e internacional, gerando um tráfego anual acumulado superior ao de 2008.
Introdução
Planejamento Estratégico - ANAC
7
Página
Sendo o transporte aéreo de suma importância para o desenvolvimento da Nação e havendo oferta e demanda crescentes por esse modal, faz-se necessário que empresas, profissionais e governo organizem-se para atuar no presente e planejar o futuro. Este documento torna público o Planejamento Estratégico da
ANAC, que direciona a forma de atuação da
Agência para realização de suas atividades.
Inicia-se o documento