Planejamento
Podemos definir o planejamento como sendo um processo para o estabelecimento de objetivos ou metas, determinando-se a melhor maneira de atingi-las.
É considerado uma função fundamental do administrador, pois estabelece o alicerce para as funções de organizar, liderar e controlar.
O Planejamento Financeiro, ao contribuir para definir os objetivos e fixar os correspondentes padrões de avaliação dos resultados, é a ferramenta ideal para os estudos de viabilidade do planejamento da empresa. Por intermédio do Planejamento Financeiro é que são avaliados os resultados relativos aos objetivos a serem alcançados, às decisões a serem tomadas e as alternativas contidas no planejamento da empresa, possibilitando visualizar ou não a possibilidade ou não de sua implantação sob o ponto de vista financeiro.
O Planejamento Financeiro constitui-se também de uma eficiente ferramenta de controle, que possibilita conhecer se as projeções e os respectivos objetivos estabelecidos estão sendo atingidos, permitindo também analisar o desempenho de seus produtos e áreas da empresa, indicando a necessidade ou não de ações para correção de curso.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO
As atividades relacionadas à elaboração do planejamento financeiro de curto prazo têm como objetivo preparar o orçamento de capital ou de investimentos, as projeções do fluxo e caixa, também denominada de orçamento de caixa, e das projeções das demonstrações financeiras, a demonstração de resultado e o balanço patrimonial.
Podemos esquematizar o Planejamento Financeiro de Curto Prazo como adiante demonstrado:-
Assim, as atividades desenvolvidas pela empresa para a preparação do planejamento financeiro de curto prazo visam essencialmente o preparo dos quatro demonstrativos financeiros que serão utilizados para a análise de viabilidade do planejamento da empresa, os