Comportamento profissional dentro da empresa
Uma das idéias centrais do movimento da administração cientifíca é de que o homem é um ser, sobretudo racional, e que ao tomar uma decisão conhece todas as consequências de suas ações.
Os comportamentos e temperamentos entre os colaboradores podem de tal maneira enriquecer, assim como prejudicar uma empresa. Os diversos comportamentos dentre os colaboradores de uma organização desde o líder mais focado ao brincalhão que demonstra simpatia. Segundo FROMM, (1978. p. 47-8). O comportamento de uma pessoa que não chegou a lograr verdadeiro ajustamento, mais conhecida como “Pessoa – problema”, não e simplesmente o resultado do meio em que vive ou da época que atravessa. Há sempre uma razão individual, ligada a historia de vida da própria pessoa que representa parte dos seus padrões ou formas de ajustamento aos problemas ou situações difíceis que precisou enfrentar.
Segundo o escritor e economista e terapeuta comportamental, Jamil Albuquerque, a maneira como a combinação de temperamentos dos funcionários influi nos resultados da empresa e no clima organizacional é, pelo menos em parte, do gestor. "Cada gestor tem que saber como estimular as virtudes e minimizar os vícios comportamentais dos seus colaboradores.
De acordo o Psicólogo Meignez chega a creditar que em situação empresarial tudo se passa um pouco como se os homens tivessem decididamente mais problemas em seu comportamento natural do que as máquinas no seu funcionamento artificial. Para ele o uso de técnicas deformou nossa compreensão dos problemas e condutas humanas, no sentido de estudá-los mediante o modelo ou um método de pesquisa cunhado no mesmo molde e a imagem do qual se estuda, por meio de cibernética, a macha das máquinas. Já para JAMIL, quem está comandando precisa desenvolver a arte de lidar com pessoas difíceis; as melhores atitudes são acolher, corrigir e apoiar", afirma. Os profissionais, por outro lado, devem atentar para a moderação