Planejamento
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – esclarecendo a integração entre a organização e o ambiente. De acordo com as palavras do autor Maximiano, o processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006).
De uma forma igualmente, mas com pequenas diferenças em suas palavras, o autor Stoner nos define da seguinte maneira, “Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.” (STONER, 1985)
Sendo assim, o Planejamento é um processo, permanente, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente, mobilizando a empresa como um todo em direção ao sucesso. Planejar não é adivinhar o futuro, mas sim construí-lo. Para a empresa construir o futuro desejado, não basta reagir. É fundamental proagir, é um ato de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que aconteça. De tal modo que o ambiente é a principal fonte de vida para uma empresa, conseqüentemente o planejamento estratégico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.
A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização. A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.
Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do Ambiente Externo e a Análise Interna.
1.1. Análise Ambiente Externo
Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de