planejamento
ionaldo rodrigues cerqueira
estatuto da cidade e planejamento
Miracema-TO
2013
ionaldo rodrigues cerqueira
estatuto da cidade e planejamento
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Saúde e Meio Ambiente; Planejamento Agroflorestal e Meio Ambiente; Planejamento Urbano Ambiental; Estatística e Indicadores Ambientais; Seminário Temático (Controle de Impactos e Riscos Ambientais).
Prof. Cristina Célia Krawulski, Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro, Leliana Luiz Casagrande, Kênia Zanetti, Rodrigo de Menezes Trigueiro
Miracema-TO
2013
Resumo
Este artigo analisa a importância da aplicação do Estatuto da Cidade e o planejamento urbano, Os planejadores urbanos trabalham tradicionalmente junto às autoridades locais, geralmente para a municipalidade da cidade ou vila, embora nas últimas décadas tenham se destacado os profissionais que trabalham para organizações internacionais, empresas ou grupos comunitários que propõem planos para governos subnacionais e nacionais. O dia-a-dia de um planejador urbano inclui principalmente melhorias na qualidade de vida das comunidades.
Palavras-chave: Estatuto da Cidade; plano diretor; planejamento ambiental.
Introdução
A cidade e o seu contexto urbano-metropolitano têm se configurado, cada vez mais, num considerável desafio aos estudiosos do urbanismo. Os problemas ambientais urbanos, nesse cenário, demandam a busca de soluções que ultrapassam o campo restrito de disciplinas isoladas, levando o urbanismo a atingir o patamar de campo prático da interdisciplinaridade.
O planejamento é a preparação para a gestão futura, buscando-se evitar ou minimizar problemas e ampliar margens de manobra; e a gestão é a efetivação, ao