business to consumer
O B2C ou business-to-consumer é a forma mais comum de comércio off-line. Toda vez que uma pessoa vai a uma loja e compra qualquer mercadoria, ela está realizando um negócio B2C. O business-to-consumer é qualquer relação comercial entre uma empresa e um consumidor. Comparando ao B2B, podemos dizer que o B2C equivale ao varejo. E para alcançar o objetivos desse negócio, a chave é, otimizar fatores como o desempenho e a eficiência do atendimento, personalização, socialização, aparência e impressão causada pelo site, oferta de incentivos à compra e segurança.
Examinemos cada um desses fatores.
Desempenho e Serviço: o site deve ser eficientemente projetado para a facilidade de acesso, escolha e compra, com potência do servidor e capacidade de telecomunicações suficientes. Os processos de marketing, pedidos e atendimento ao cliente também devem ser amigáveis e vantajosos, além de rápido e fáceis.
Personalização: muitos sites cadastram você como cliente ou lhe pede para traçar um perfil de seus interesses pessoais para quando você voltar, ser cordialmente saudade e dirigido apenas às partes do site nas quais você está interessado.
Socialização: dar a clientes online com interesses semelhantes a sensação de pertencer a um grupo único de indivíduos de mentalidade parecida ajuda a aumentar o valor para o cliente e sua lealdade. Ex.: BBSs e interligações para outros sites e grupos de notícias relacionados.
Aparência e Impressão: os sites podem variar desde o fornecimento de uma experiência de compra emocionante, com som, movimento e gráficos impressionantes, até uma aparência e impressão mais convencionais, incluindo um shopping center virtual de sites associados.
Incentivos: os sites precisam oferecer aos compradores incentivos à compra e ao retorno. Normalmente feito por cupons, descontos, ofertas especiais e vales para outros serviços da rede.
Segurança e confiabilidade: como cliente de uma loja da Internet, você precisa sentir confiança de que seu