Planejamento
Planejamento – seria um processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do governo, da empresa ou do assunto em questão, para se obter o máximo de resultado com o mínimo dispêndio de recursos humanos e financeiros.
Plano – poderia ser definido como sendo o documento que contem o programa planejado.
Planejamento – deve ser compreendido como uma derivada do planejamento de marketing. Como um processo administrativo e sistemático, teria a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de lançamento ou reposicionamento de um produto, promoção de vendas ou de relações públicas com os estipulados pelo marketing, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.
Conceitos – tentando analisar as definições anteriores, pode-se dizer que a idéia do planejamento ser um “processo” significa que se trata de algo dinâmico, pressupõe uma atualização constante durante o período planejado.
Esta dinâmica, que se caracteriza pela adaptação às circunstâncias de cada momento, conduz a um conceito de flexibilidade, e não de rigidez.
A noção “sistêmica” significa a repetição do processo a intervalos regulares, para que haja a possibilidade de manter uma continuidade na implementação das estratégias para a consecução dos objetivos. Por sua vez, a “coordenação” do planejamento visa entrosar todas as áreas envolvidas para que cada ação venha a ocorrer no momento certo, no lugar pretendido, dentro da verba estabelecida e, naturalmente, aplicada conforme o estipulado.
Com estas colocações, o planejamento pode ser conceituado como sendo um instrumento de trabalho do dia-a-dia, bastante flexível, que facilitaria a tomada de decisões para orientar as atividades projetadas.
O plano, como repositário das informações que fazem parte do planejamento, precisa ser um documento de fácil leitura e compreensão, onde cada tópico seja auto-explicativo e permita