PLANEJAMENTO
Resposta:
Os planejamentos Estratégico, Tático e Operacional trabalham juntos. Cada um tem um escopo dentro da empresa e seguem uma ordem:
Assim sendo, o planejamento estratégico (estende-se ao longo prazo) é desdobrado em vários planejamentos táticos (médio prazo). Estes, por sua vez, se desdobram em planos operacionais (curto prazo) para a sua devida realização.
O Planejamento estratégico, é que define as estratégias de longo prazo da empresa. Em geral, de cinco anos a dez anos, Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia. De uma forma genérica consiste em saber o que deve ser executado e de que forma deve ser executado.
Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa.
Com um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro, visa à racionalidade da tomada de decisões, e sempre atento a mudanças e inovações.
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia, sua finalidade é o uso eficiente dos recursos disponíveis. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.
O planejamento tático É projetado para médio prazo é feito de ano a ano e busca aperfeiçoar uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. Cada unidade preocupa‐se em atingir os objetivos da unidade.
É a utilização eficiente dos recursos disponíveis, para a consecução dos objetivos, previamente fixados, segundo uma estratégia pré‐determinada.
O planejamento operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser