Planejamento
O nível operacional quase sempre trabalha dentro da lógica de sistema fechado para que alcance regularidade e certeza no seu cotidiano e funcione com a máxima eficiência possível.
O Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, focaliza a otimização e maximização de resultados. Por meio do Planejamento Operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.
O Planejamento Operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas em tarefa ou operação. É composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, entre outras. Estão voltados principalmente para a eficiência (ênfase nos meios).
TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS: 1. Planos relacionados com métodos, denominados Procedimentos: Formam a sequencia de passos ou de etapas que devem ser rigorosamente seguidos para a execução dos planos. São series de passos detalhados que indicam como cumprir uma tarefa ou alcançar um objetivo preestabelecido. 2. Planos relacionados com dinheiro, denominados Orçamentos: São os planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo. Os orçamentos comumente tem a extensão de um ano, correspondente ao exercício fiscal da empresa. 3. Planos relacionados com tempo, denominados Programas ou Programações: Constituem planos operacionais relacionados com o tempo e podem receber o nome de programações. Constituem basicamente em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. 4. Planos relacionados com comportamentos, denominados Regulamentos: Constituem planos operacionais