Planejamento
Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.
Em resumo, significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo.
“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
Há três tipos diferentes de planejamento
Nível Estratégico
Em primeiro lugar existem os planos estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de cinco anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. O processo de concepção do plano estratégico dá origem e/ou valida à missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
Nível Tático
Em seguida, vêm os planos táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.
Os planos táticos devem estabelecer uma coordenação