Planejamento
Desse modo, o planejamento é uma ferramenta de extrema importância por ser um mecanismo que vincula e concretiza decisões da instituição, ou seja, uma ferramenta sistemática e analítica, que estuda o ambiente organizacional, prevendo possibilidades e definindo objetivos.
De acordo com Baptista (2000, p.13) o termo planejamento refere-se:
[...] ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Enquanto processo permanente supõe ação contínua sobre um conjunto dinâmico de situações em um determinado momento histórico. Como processo metódico de abordagem racional e científica, supõe uma seqüência de atos decisórios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos.
Para compreendermos melhor a importância do planejamento estratégico, devemos entender a sua estrutura, a qual é definida por meio da análise SWOT (análise interna dos pontos fortes e fracos e análise externa das ameaças e oportunidades), definição da missão, definição dos valores, definição da visão, definição de estratégia, estabelecimentos de metas e objetivos e planos operacionais e funcionais dentro da instituição.
Sendo assim, o planejamento é composto por atividades necessárias com a finalidade de atingir os objetivos organizacionais, ou seja, é preciso ter claro o que se quer alcançar, de que forma alcançar, refletindo sobre determinada realidade, qual o caminho necessário que se deve percorrer, monitorando e avaliando as ações, com o objetivo de construir respostas sustentáveis.
Contudo, planejar requer continuidade, dinamismo e participação das pessoas que fazem