Planejamento
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa.
PLANEJAMENTO TÁTICO
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento parte do seguinte reconhecimento: “Desde que as ações presentes reflitam necessariamente antecipações implícitas e presunções sobre o futuro, estas antecipações e presunções devem ser feitas de forma explicita e não subjetivamente sob qualquer tipo de análise comumente efetuado para tornar menos nebulosos certos assuntos imediatos e conseqüentemente menos importantes. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que