Balanço patrimonial
São três elementos que compõem o balanço patrimonial:
1. Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas à receber, estoques, despesas pré-pagas, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo elementos intangíveis como patentes, ações e direitos autorais.
2. Passivo: são os recursos referentes as obrigações da empresa, incluindo contas à pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.
3. Patrimônio Líquido: é composta pela diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ). Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.
Para empresas sua importância relaciona-se na avaliação de diversos aspectos como estoques, liquidez financeira e cálculo de dívidas, servindo como grau comparativo para estes itens sobre seu tamanho dentro da empresa e crescimento ou queda em periodos determinados.
E você? Quais foram as vantagens que encontrou para fazer seu relatório de balanço patrimonial? Compartilhe sua experiência nos comentários!
COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL
Júlio César Zanluca
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar