Planejamento
Introdução
O primeiro passo do planejamento é a definição dos objetivos a serem alcançados. Sempre alinhados com a estratégia coorporativa. Uma clara identificação de escopo permite aos responsáveis por sua implementação a busca de soluções que possam levar a cabo a demanda recebida. "Por analogia, o médico precisa de um diagnóstico preciso para poder estabelecer o tratamento ao paciente". Caracterizado o escopo, iniciam-se os processos de planejamento nas áreas de conhecimento. Consistem-se em: escopo, prazo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, suprimentos e integração.
O planejamento de todas as áreas de conhecimento, define as diretrizes para as fases de execução, controle e conclusão.
1. Conceitos da função planejamento
1) Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los, envolvendo (1º) escolher um destino, (2º) avaliar rotas alternativas e (3º) determinar o curso específico paras alcançar o destino escolhido, podendo ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e a conceberem alternativas para lidar e superar.
Fonte: Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov, do livro Administração-2ª edição - Série Essencial - Editora Saraiva 2003
2) Planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos ou estágios que se superpõe e se entrecruzam.É o processo de estabelecer metas e objetivos e conceber como atingi-los.
Planejamento consiste em definir a situação presente; estabelecer metas e objetivos; desenvolver planos de ação; desenvolver orçamento; implementar o plano; e controlar o plano.
Fonte: Andrew J. DuBRIN. Do livro Princípios de Administração. Quarta edição.Editora Afiliada (ABDR).
3)-O planejamento é um esforço humano, feito de forma conjunta e organizada, para que, modificando a sociedade, acelere o ritmo de desenvolvimento da coletividade. Ele tem uma formulação sistemática e