Planejamento E Gest O Em SS Relatorio
No capitulo ¨o planejamento educacinal¨ a relação entre a escola e a sociedade esta dividida em três interpretações.
A primeira interpretação, é completamente ingênua, mas bastante corrente: a de que a escola, quando bem condusida é responsável pelo bom andamento social; com isso podemos afirmar que boa escolarização produz bons cidadãos. Essas pessoas, com a responsabilidade que a escola lhes teria passado, produziria uma boa sociedade.
São, em geral, pessoas conservadoras, aliadas a muitos professores que buscam o significado de seu trabalho na integração dos jovens aos valores mais salientes. Acreditam na desigualdade entre as pessoas: sempre haverá pobres e ricos, ignorantes e sábios, chefes e súditos... e isto faz parte da natureza humana.
Essa primeira interpretação se trata dos extremos conservadores, para os quais não há distinção entre a realidade desejada e a existente.
A segunda interpretação, tem como critério uma finalidade: o desenvolvimento. É uma finalidade mais ousada e claramente expressa, nesta segunda alinham-se os economistas, outras pessoas interessadas em cressimento econômico, muitos professores menos idealistas. A educação é um investimento, por que a sociedade cresse, desenvolve-se na proporção direta do investimento em educação, é, preciso assim, digirir a escolarização afim de que ela responda às necessidades de desenvolvimento das sociedades.
Essa segunda interpretação trátasse dos extremos revolucionários: para os quais não há ponto de contato entre a realidade desejada e a realidade existente.
A terceira interpretação, esta diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexo da sociedade naquele determinado momento. É um pensamento que nasce da reflexão dos sociólogos e que tem, como critério de análise, a busca da igualdade social.
Assim, uma sociedade tem sua hierarquia de valores, tem seu projeto pedagógico, tem sua prática educativa, tudo para que esta