Planejamento e Controle de Obras - Linha de Balanço
1
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS
LINHA DE BALANÇO
2
Linha de Balanço
Na construção civil existem serviços que são, por sua própria natureza, repetitivos. Construção de estradas, ferrovias, conjuntos habitacionais, edifícios (exceto térreo e cobertura) apresentam tarefas repetitivas.
Métodos de rede como PERT/CPM, usados com bastante êxito no planejamento e controle de projetos, não são totalmente adequados para projetos de natureza repetitiva, pois as atividades envolvidas podem possuir diferentes produtividades e a repetitividade ocasiona folgas para as equipes envolvidas.
A linha de balanço, também conhecida como diagrama tempo-caminho ou diagrama espaço-tempo é uma técnica de planejamento desenvolvida para este tipo de obra.
3
Linha de Balanço
Uma maneira simples de ilustrar a essência do método pode ser visualizada a partir do cronograma de barras mostrado abaixo:
4
Linha de Balanço
5
Linha de Balanço
A diferença é peculiar e interessante: a linha de balanço resume um grupo de atividades similares em uma linha e, consequentemente, condensa em um documento menor um grande número de atividades comuns. 6
Linha de Balanço
A linha de balanço pode ser vista como uma reta que identifica graficamente o ritmo de produção de uma atividade que se repete várias vezes de forma linear ( taxa uniforme de produção)
7
Linha de Balanço
Seu principal objetivo é permitir a programação de um empreendimento composto por várias obras idênticas ou serviços repetitivos, a serem executadas de forma contínua e em tempo pré-estabelecido
A declividade da reta indica o ritmo no qual a atividade deverá ser executada. 140
120
Unidades
100
80
Estrutura
60
Alvenaria
40
Acabamento
20
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
Tempo (meses)
8
Linha de Balanço
A linha de balanço e o PERT/CPM são técnicas