Planejamento e Abertura de empresa
Para iniciar um negócio e abrir uma empresa, muitos pontos devem ser levados em consideração.
Primeiro passo: estudar a concorrência. Para você fazer parte do mercado, você precisa conhecer seus concorrentes, o que eles podem ou não ofertar, em que área eles atuam, quais são suas qualidades e seus defeitos. Enfim um raio-x da concorrência.
Segundo passo: pesquisar e levantar quanto custa abrir uma empresa. De qual espaço você precisa para abri-la, se é uma loja ou um escritório, do gasto que será necessário ter com funcionários, das contas essenciais a serem pagas, como IPTU, agua, luz, telefone. Qual rendimento médio se for vender determinada mercadoria. Enfim, qual será seus gastos nos 6 primeiros meses. Descobrir qual será a mão-de-obra necessária, se precisará de algum conhecimento específico, se precisa de algum curso para desenvolver o trabalho. Conhecer seus fornecedores, buscar o melhor e mais barato.
Terceiro passo: seus clientes serão responsáveis por manter sua empresa funcionando e por seu reconhecimento como empresário. É muito importante conhecer sua futura clientela, entender as necessidades e descobrir as novas carências do mercado. Para isso seja cliente de seus concorrentes, assim poderá compreender o que se passa na cabeça de seus clientes e não pecar novamente. Você também não pode se esquecer da área de publicidade e marketing do seu negócio, afinal do que adianta ter todas as ferramentas para satisfazer seu cliente se ele não sabe que você existe?
Uma dica interessante e que pode reunir os três passos acima é a elaboração de um plano de negócio, que é justamente uma análise geral no seu negócio. Ou seja, de forma organizada, com análise e anotação de dados, você poderá conhecer seu negócio e ter uma real ideia do processo que lhe implicará para abri-lo. Todo esse planejamento não lhe garante sucesso total em seu empreendimento, porém o ajuda a prevenir e enfrentar as dificuldades que surgem no meio do