Planejamento Urbano
I. Noção inicial
Planejamento urbano é uma área de atuação dentro da Engenharia Civil que visa à projeção desde vilas até grandes cidades. O foco do planejador urbano é organizar e desenhar todos os requisitos de um espaço urbano: sistemas de transporte, comércio, calçadas, planejamento de pavimentação, localização de instituições, etc.
II. Local de atuação, tipo de empresa e rotina de um planejador urbano
O planejador urbano normalmente atua para o governo, o principal órgão que possui interesses na manutenção do espaço urbano. O profissional atua como um projetista de cidades ou como um conselheiro de melhorias do espaço da comunidade urbana.
No entanto, o planejador urbano também pode atuar em empresas privadas que tenham algum interesse em melhorar a estrutura de cidades ou de parte das cidades. Atualmente, inclusive, é muito comum que o planejador urbano trabalhe para empresas subcontratadas por prefeituras, por exemplo.
O dia-a-dia de um planejador urbano inclui o planejamento de melhorias na qualidade de vida de uma dada comunidade urbana. Esta comunidade tem de ser vista pelo planejador como uma teia de causas e consequências, ou seja, suas partes dependem sempre umas das outras. O trabalho do profissional é essencialmente entender e aprimorar a malha urbana com o intuito de minimizar a manutenção corretiva.
Assim, percebe-se logo que o planejador urbano tem de lidar tanto com decisões políticas ao mesmo tempo em que calcula danos ambientais em uma cidade. Ele tem de lutar, sem neutralidade, para que os interesses econômicos não sejam sempre sobressalentes às questões ambientais.
III. Requisitos profissionais
É imprescindível que o planejador urbano tenha boas noções de desenho técnico civil, pois planejará as principais estruturas da cidade que será construída ou modificada, noções de arquitetura urbana, pois é necessário que o profissional