PLANEJAMENTO URBANO
PLANEJAMENTO URBANO
É o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma dada área urbana, ou De uma nova área urbana, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.
CONCEITOS
Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos.
As cidades podem ser classificadas de acordo com seu tamanho, atividade econômica, importância regional entre outras características. Classificam-se em:
* Municípios: são as menores divisões político-administrativas, todo município possui governo próprio, sua área de atuação compreende a parte urbana e rural pertencente ao município.
* Cidade: é a sede do município, independente do número de habitantes que possa ter. As atividades econômicas nas cidades diferem das do campo, as atividades principais são centralizadas no setor secundário e terciário.
* Cidade-Satélite: se refere aos centros urbanos surgidos nos subúrbios de uma grande cidade, tipicamente para servir de moradia aos trabalhadores. Assim, o centro da grande cidade ficará destinado ao comércio, onde os terrenos são mais caros, e a periferia para habitação. Com a expansão, estes núcleos urbanos periféricos vão constituindo autênticas cidades, pouquíssimo industrializadas e com comércio muito básico e surge daí esta distinção.
* Macrocefalia Urbana: devido ao crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, acaba provocando o processo de marginalização das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.
* Metrópoles: são