aNTROPOLOGIA
UNIDADE 2 - O Evolucionismo, Relativismo e Funcionalismo
Olá LUCAS DE SOUZA GASPAROTTO, seja bem-vindo!
A unidade 2 tem como objetivo discutir os conceitos e práticas dos fundadores pioneiros da Etnografia: Franz Boas e
Bronislaw Malinowiski. A partir desses fundadores, a etnografia passou a integrar o cotidiano profissional da ciência antropológica. Primeiramente, será destacada a importância do antropólogo Franz Boas no que se refere à compreensão de que cada cultura só tem significado se estiver relacionada ao contexto social. Boas faz a defesa do conceito de relativismo cultural, assim como elabora críticas contundentes ao método comparativo entre as culturas e à noção de etnocentrismo. Em seguida, são apresentadas as reflexões do antropólogo Bronislaw Malinowiski, que fez emergir o significativo conceito de observação participante e as principais referências teóricas da antropologia funcionalista. A unidade 2 apresenta as seguintes temáticas:
• O Evolucionismo Cultural;
• A Crítica ao Evolucionismo Cultural e o Relativismo Cultural na Antropologia;
• A Antropologia Funcionalista;
Acesse o conteúdo referencial sobre este assunto, clicando aqui.
Você também pode conhecer nosso conteúdo de maneira mais dinâmica, através do Objeto de Aprendizagem que preparamos para facilitar seu estudo. Clique aqui para acessá-lo.
Para ilustrar nossa discussão, é interessante que você conheça o vídeo explicativo referente à unidade 2. Clique aqui para acessá-lo.
Você pode também acessar o mapa conceitual, clicando aqui.
Fórum Temático 2 - Unidade 2
Agora que você já acessou diversos materiais didáticos e já está inteirado em relação aos temas abordados na unidade, acesse ao Fórum Temático, que acontecerá entre 18/08 e 26/08, e debata:
Vamos aquecer nossas discussões? Participe e registre suas ideias e expertises.
No etnocentrismo, as pessoas veem a vida dos outros através de lentes polidas por elas mesmas, o que pode gerar equívocos (GEERTZ,