Planejamento urbano e ambiental
TP3
PROPOSTAS SOCIOAMBIENTAIS
FABIANA METZKER FERNANDA MINGOTE MAYRON VICTOR RENATA DE LOURDES RENATA DUARTE
NOVEMBRO / 2010
APRESENTAÇÃO / INTRODUÇÃO: Analisamos a cidade por meio de uma definição sobre as estruturas que conformam a realidade urbana, ou seja, como uma entidade resultante do empilhamento de três camadas distintas – infra, meso e superestrutura - cada uma com funções próprias, inconfundíveis, mas dependentes do desempenho das demais.
Fonte: CARVALHO, Edezio Teixeira de. Geologia Urbana para todos: uma visão de Belo Horizonte – Belo Horizonte 1999. P.19
Estas três camadas superpostas convivem interagindo: as duas camadas superiores, em limites reconhecidos, devem ser concebidas para que sua interação com a inferior seja o mais harmônica possível.
2
OBJETIVO Foi compilado o resultado do TP1 + TP2 no mapa síntese em anexo a fim de possibilitar o desenvolvimento do presente trabalho. Desenvolver a capacidade de elaborar propostas ambientais, preventivas e/ou corretivas, considerando soluções que atendam a critérios de inclusão, sustentabilidade e tecnologia. Desenvolver a capacidade de inter-relacionar aspectos físico-ambientais através da elaboração de propostas socioambientais.
DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL DA ÁREA DE PROPOSIÇÃO Conforme destaque na figura abaixo, área para proposição abrange a Praça José V. da Silva, a Praça da FEBEM, e o Parque das Águas Burle Marx, percebidas em visitas de campo. A área pertence à Sub-bacia hidrográfica do Córrego do Barreiro, afluente do Ribeirão Arrudas inserido no município de Belo Horizonte.
FIGURA 2 Área em estudo em destaque Fonte: Google Maps, acesso em novembro de 2010
3
4
Foto 1: Praça José V. da Silva ou Praça da Febem Imagem do grupo
Área verde pertencente à Elmo próxima ao córrego que apesar de ter nascido próximo ao local já está