planejamento urbano.resenha
2480 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
PROFESSOR: MARCIO DOUGLAS
RESENHA DO LIVRO: “PLANEJAMENTO URBANO E ATIVISMOS SOCIAIS”
DISCENTES:
AZONILDES AZEVEDO
DIMAS ALMEIDA
MÁRCIO SENA
Belém
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
CURSO DE BACHARELADO/LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
PLANEJAMENTO URBANO
Resenha do Livro: Planejamento Urbano e Ativismos Sociais
Trabalho apresentado à disciplina
Planejamento Urbano como requisito de avaliação orientada pelo professor
Márcio Douglas.
Belém
2013
SOUZA, M. L.; RODRIGUES, G. B. Planejamento urbano e ativismos sociais. São Paulo: UNESP, 2004. 136 p.: in il. Coleção Paradidáticos; Série sociedade, espaço e tempo.
De acordo com os próprios autores, o livro “Planejamento urbano e ativismos sociais” surge com o propósito de superar dois mal-entendidos. O primeiro consiste em tirar o planejamento do monopólio do Estado, uma vez que, ele não pode ser concebido como o único agente no processo de planejar. O segundo mal-entendido é o planejamento entendido como sinônimo de urbanismo, haja vista que, o urbanismo constitui na realidade apenas uma modalidade específica da atividade planejadora. Neste sentido, o objetivo central da obra é chamar a atenção para o potencial dos ativismos sociais como fonte fornecedora de soluções criativas e caminhos, visando superar problemas existentes no planejamento urbano e conduzir a sociedade civil a se portar como um agente ativo nesse processo.
Inicialmente, para um melhor entendimento, os autores ressaltam a distinção entre planejamento urbano e gestão, diferença básica que se encontra no horizonte temporal. O planejamento compreende médio e longo prazo e quando nos referimos ao planejamento urbano, o médio prazo representa poucos anos e o