Planejamento Turístico por meio da Elaboração de Roteiros
Dentre as diversas atividades que estão ligadas ao planejamento, a elaboração de roteiros desenvolvidos como produtos se torna evidente. De forma clara, um roteiro combina elementos envolvidos em uma viagem, isto é: espaço-tempo, bens e serviços. Assim sendo, há o espaço físico a ser percorrido, o tempo disponível para aproveitar a programação e para percorrer um espaço, assim como os bens e serviços vinculados. Um roteiro atinge um público-alvo se exposto de maneira clara e objetiva, motivando ao consumo.
É necessária uma adequação dos meios de transportes, devido à distância percorrida; os locais que serão visitados, em relação à quantidade e a qualidade do atrativo; hospedagem; alimentação; duração do roteiro; os consumidores; e o mercado a ser explorado. Todos esses elementos influenciam na despesa final do produto, adequação da oferta e demanda e preenchendo as exigências básicas do turista. O turista procura facilidades na hora de sua locomoção, satisfação de suas necessidades diversas, conhecimento, proporcionando um maior favorecimento na decisão do viajar.
Os roteiros são organizados de acordo com o numero de pessoas, faixa etária, objetivo, nível social, visando o atendimento coletivo. E para uma melhor adequação dos bens e serviços oferecidos, os roteiros recebem influencias das motivações que agem na decisão de viajar.
Os roteiros turísticos se classificam em aspecto espacial, basicamente dividido em nacional e internacional.
1. Nacionais
1.1 Locais (municipais)
1.1.1 Centrais
1.1.2 Periféricos
1.2 Interlocais
1.2.1 Intermunicipais (Regionais e estaduais)
1.2.2 Interestaduais (Regionais e Inter-regionais)
2. Internacionais
2.1 Continentais
2.1.1 País a país
2.1.2 Por país
2.1.3 Por países
2.1.3.1 Regionais (homogeneidade e heterogeneidade)
2.1.3.2 Inter-regionais