Projeto de elaboração de roteiro turístico na ilha do combú – belém/pa
1. INTRODUÇÃO
O planejamento está intimamente ligado ao processo de implementação das Políticas Públicas, seja em qualquer área de atuação; neste caso, o Turismo. A implementação tem importância ímpar para que uma Política Pública possa alcançar os objetivos almejados, e a maneira como se procura implementarinfluenciará diretamente nos resultados. Neste caso, tal maneira advém a partir de uma construção teórica em torno do Planejamento e Implementação, que se deu ao longo dos anos, e no Brasil tem seu modo particular, voltado principalmente para manter o controle da economia e da sociedade.
O que se entende, é que a visão do Planejamento em Políticas Públicas enquanto produto técnico acaba comprometendo a implementação, que deve ser vista como um processo político e social, onde a participação dos atores envolvidos é essencial para que assim se busquem soluções conjuntas que possam ser benéficas para todos da sociedade. Tal visão tem profunda ligação com o Turismo, que é uma atividade na qual a população local muitas vezes se vê totalmente excluída das Políticas Públicas voltadas para o setor, o que acaba prejudicando substancialmente a qualidade da atividade.
Deste modo, o presente trabalho busca analisar como se deve proceder a Implementação de Políticas Públicas na cidade turística de Belém do Pará, a fim de que possa encontrar soluções para o Turismo na cidade, de maneira a incluir todos os envolvidos na participação da elaboração e implementação destas políticas, considerando que são muitas as partes interessadas, não somente o trade turístico.
Iremos tratar especialmente da região insular de Belém, especialmente da ilha do Combu, uma das mais populosas e mais conhecidas (em termos) da cidade. De como o planejamento participativo poderá beneficiar os moradores locais e de como podemos desenvolver a atividade turística na região sem esquecer da sustentabilidade. A cidade tem tudo