planejamento tributario
Gestão Financeira
Projeto Profissional Interdisciplinar
4º semestre
Título: Orçamento Mão de Obra
Autores:
Celi Azevedo - RA 1121776
Elenilza Moura - RA 1122447
Karla Varella - RA 1121422
Mariluce Machtura – RA 1122084
Maria Edinete – RA 1120284
São Paulo, 08 de junho de 2013.
Título: Orçamento Mão de Obra
Trabalho do Projeto Profissional Interdisciplinar apresentado ao (ISES) - Instituto Sumaré de Educação Superior, para obtenção de conclusão do 4º semestre
São Paulo, 08 de junho de 2013.
Sumário
Introdução
O presente trabalho demonstra a importância da mão de obra direta para a contabilidade de custos, tem por objetivo analisar os custos no processo da mão de obra dentro da empresa.
A mão de obra é um fator fundamental, uma das bases essenciais em um sistema de produção, pois é em torno dela que circulam outros inúmeros custos. Apresentaremos um roteiro básico dos principais encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento. Neste trabalho não consideraremos benefícios não obrigados por lei, tais como, assistência médica, previdência privada, refeição, entre outros.
DEFINIÇÃO MÃO DE OBRA
O termo mão de obra tradicionalmente designa o trabalho manual empregado diretamente na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância).
O custo da mão de obra designa a parcela correspondente ao trabalho dentro do custo total de um objeto fabricado ou de um serviço prestado.
Mão de obra direta é o salário do operário cuja ocupação está diretamente relacionada ao produto que está sendo fabricado. Os demais operários