Planejamento tributario
LANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:
Ferramenta de Gestão legal visando a sobrevivencia empresarial.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1.1 Tema e Problema 1.2 Objetivos 1.3.1 Objetivo Geral 1.3.2 Objetivos Específicos 1.3 Justificativa
1 INTRODUÇÃO
Para discussão da temática sobre planejamento tributário é de fundamental importância entender que as empresas possuem através da contabilidade o controle da sua vida econômica, financeira e patrimonial. Esse controle favorece a plena gestão dos negócios, por meio de informações que possibilitam a análise e tomada de decisões.
Atualmente, no Brasil, face as mais diversas discussões que se tem levantado em torno de questões relacionadas ao estudo e implicações da carga tributária, muito se tem falado em contabilidade sobre enforque tributário. Apesar da possibilidade de dividir a contabilidade em vários ramos, o objeto de que tratam não é outro senão o Patrimônio. A realidade tributária brasileira tornou-se, notoriamente, complexa, ao trazer um custo financeiro enorme às empresas, e ainda causando constante insegurança aos empresários, por não terem certeza de estar cumprindo com as obrigações exigidas pelo fisco.
Sem o planejamento tributário as empresas se deparam com uma carga de tributos para a qual não tem capacidade financeira, diante deste fato as empresas estão buscando formas de reduzir a carga tributária que onera pesadamente e afeta o seu lucro, consequentemente sua continuidade no mercado.
Observa-se que o grande número de tributos existentes instituídos, pelo poder público leva os profissionais da contabilidade a se preocuparem, cada vez mais, com a necessidade do planejamento dos tributos, tornando-se algo latente nas administrações empresariais. Esses profissionais, desde que, não haja impedimento procuram optar pelo enquadramento no Simples Nacional para as empresas dos seus