Queijos
Nome: Mário Pereira nº811
Turma: RES3
Disciplina: Serviço de restauração e bar
Professora: Joana Mota Veiga
Queijos Estrangeiros
Parmesao
Leite: Vaca
Origem: Itália
História: Da cidade de Parma.
Formato: Também conhecido como Parmigiano Reggiano; um dos queijos mais populares do mundo, usado principalmente como um queijo ralado quando velho, entretanto sua contraparte mais jovem é um queijo comido em pedaços; Parmesão é produzido em rodas grandes de 34 kg e são usadas serras para cortar as rodas; O processo de amadurecimento pode variar de 14 meses a quatro anos.
Cor: amarelo claro
Gosto e Textura: Forte, afiado e picante em sabor, intensificando com idade, frágil; textura áspera dura.
Dicas para servir: Excelente ralado em cima de sopas, macarrão, carne de vitela, galinha e saladas; usado freqüentemente em molhos de tomate e risottos; acrescente a pizza e batatas em purê; acompanhado com ajustes figos, pêra, melão, passas, nozes e pão doce; vai bem com cappuccino e vinhos tintos suaves.
Cheshire
Leite: Vaca
Origem: Inglaterra
História: Um dos queijos ingleses mais velhos; inventado no século XII no município de Cheshire.
Formato: Entra em três variedades - Branco (conhecido como Casa de fazenda Cheshire), Vermelho (colorido com annatto) e Azul (perfurado durante o processo de cura para produzir veias azuis); normalmente um queijo jovem com um processo de maturação comum de oito semanas para seis meses, ficando mais agudo com idade.
Cor: Branco (amarelo pálido), Vermelho (colorido damasco) ou Azul (creme colorido com veias azuis)
Gosto e Textura: Rico e jovial muito parecido ao Cheddar, um pouco salgado em gosto; tem um grande sabor restante; mais esfarelado que Cheddar; textura dura.
Dicas para servir: Grande como um queijo de mesa ou para aperitivos; acompanhado com bolachas, frutas como fatias de maçã e uvas; use para uma bandeja de queijo.
Edam
Leite: Vaca
Origem: Holanda
Formato: