planejamento social
POR QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL?
O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, tendo como decisão de planejar o seguinte movimento de reflexão, ação e decisão, pelo fato de que o profissional precisa por em prática, o controle e a avaliação do projeto social que o mesmo for inserir.
O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social, pois é fundamental que o mesmo materialize suas ideias através de ações planejadas e estruturadas com o objetivo de modificar uma dada realidade.
Passo 2
Passo 3
ROTEIRO GERAL DO FAZER
Passos necessários em um planejamento:
Este processo é totalmente necessário se a instituição ou grupo está iniciando um processo mais globalizado e participativo de planejamento. Seu objetivo é fazer frente a seguinte situação: um grupo ou uma instituição pretende dar a seu planejamento um sentido cientifico,mais global,mais participativo,estando a coordenação a procura de um roteiro de operacionalização do processo.Ele se compõe da explicitação das etapas de cuja aplicação o resultado imediato é a elaboração de um plano global de médio prazo e cuja continua retomada insere a instituição num processo de planejamento participativo. As etapas imprescindíveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirão á organização e a consolidação de um processo de planejamento são as seguintes:
(A) Preparação
Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou o grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo do planejamento.
(B) Elaboração do plano global de médio prazo I – Elaboração de um marco referencial
É necessário que o grupo tenha noção do que seja um marco referencial e compreenda os aspectos em que se apresenta. Com começo simples e de eficiência comprovada é distribuir aos participantes um conjunto de questões, cuja resposta dada