PLANEJAMENTO SOCIAL E INSTRUMENTALIDADE
Método é caminho p chegar a determinado resultado. Já o método científico é a teoria da investigação, ou seja, é o parâmetro para o conhecimento verdadeiro.
A visão contemporânea de método é buscar um pensamento que não se quebre nas fronteiras entre a disciplina que recorta uma dimensão entre fenômenos. Tudo que é humano é ao mesmo tempo psíquico, sociológico, econômico, histórico, demográfico. Esses aspectos não devem ser separados, mas devem concorrer para uma visão poliocular.
...Há necessidade de compreender que a produção do conhecimento é processual, que este processo histórico. Individual e coletivo ao mesmo tempo, derivado da práxis humana, e por isso mesmo, não linear nem neutro, como queria a ciência positivista. Por tanto a pesquisa deve estar pautada no método e na metodologia científica, o contrario são procedimentos anticientíficos. PÁDUA.
Objetivos/finalidades da pesquisa: conhecer a realidade, produzir conhecimento estudar soluções para diferentes problemas.
Qualificação e características do pesquisador: integridade intelectual, sensibilidade sociais, conhecimento do assunto a ser pesquisada, curiosidade, criatividade, perseverança e paciência.
NÍVEIS: Exploratória vem desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias com vistas à formulação de problemas mais precisos para estudos posteriores- objetivo: verbo verificar, descobrir. Descritiva faz descrição das características de determinada população ou fenômeno- objetivo: verbo descrever traçar. Explicativa aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão das coisas- objetivo: verbo interpretar, avaliar.
INSTRUMENTOS DA PESQUISA: Entrevista comunicação bilateral, técnica que permite desenvolvimento estreita relação entre as pessoas. Define-se como ato de perceber realizado entre duas pessoas. Sua importância: