planejamento Seviço social
Observamos a necessidade que a coordenação de um processo de planejamento tem em seguir um roteiro e especialmente que seja elaborado pela mesma equipe, com o fim de trazer firmeza e ao mesmo tempo dar suporte para a riqueza e a criatividade do grupo como um todo. Porém, temos que dar a devida atenção para não seguir mecanicamente um roteiro e deixar de lado as circunstâncias mais importantes, deixando todo o trabalho sem vida. Temos que levar em conta a teoria sobre planejamento e o estagio da nossa compreensão sobre o campo social ao qual necessitamos desempenhar a ação, pois a teoria enriquece, dá firmeza, clareza e precisão necessárias, mas não em todos os campos, depende da situação ou da própria cultura do grupo que desenvolverá a elaboração.
Um roteiro bem elaborado sempre traz bons resultados em quase todas as situações de planejamento no campo sociocultural, transmitindo solidez para que os coordenadores de processo possam modificá-lo segundo as necessidades especificas em que trabalham possam aprofundar as bases do seu alicerce. Não podemos deixar de lado, algumas observações importantes para que o processo todo seja um instrumento de valorização das pessoas, e, por isso de riqueza no conteúdo, de alegria e de realização, por isso em nenhum momento podemos transformar a elaboração dos planos em uma tarefa chata e estéril, embora a mesma precise de clareza, precisão, conhecimento teórico e disciplina.
Embora o roteiro traga muitas repetições, não podemos omitir partes, dinâmicas e instrumentos que serão necessários para o desenvolvimento e a conceituação do mesmo, é como fazer um retrocesso de todo material em referencia. Pode haver algumas mudanças técnicas e instrumentais quando as circunstancias assim o aconselharem, ou de acordo com a própria cultura do grupo em elaboração tiver necessidade. Os roteiros são muito utilizados pelos professores de planejamento em sala de