Planejamento pré escola
O presente trabalho caracterizou-se como sendo do tipo bibliográfico e teve como objetivo a estruturação de uma proposta de planejamento para o componente curricular Educação Física, o eixo “movimento” na Educação Infantil. O estudo traz discussões sobre a Educação infantil, destaca as características motoras, biológicas e sociais das criança dos 4 aos 6 anos e sugere uma organização de conteúdos a serem desenvolvidos nessa etapa educacional. Para auxiliar no desenvolvimento infantil, é necessário que o profissional de Educação Física conheça seus alunos, suas necessidades e interesses para poder lhes proporcionar um ambiente rico em experiências que favoreçam a construção de seres humanos participantes e críticos e que tenham autonomia em relação ao mundo motor.
Palavras-chave: Educação física. Educação infantil. Criança. Planejamento.
Justificativa
Desenvolvimento Motor na Infância
Este capítulo irá discutir quatro tópicos:
• motricidade infantil,
• capacidades físico-motoras,
• capacidades percepto-cognitivas e
• capacidades socioafetivas
Para a discussão da motricidade infantil, tomaremos como referência o paradigma delineado para o planejamento de atividades motoras para crianças. Nesse paradigma, contemplamos dois princípios da motricidade infantil: o eu individual e o eu social. Enquanto indivíduo (eu individual) a criança é um ser único que, por natureza, vive em sociedade (eu social).
Na discussão das capacidades físico-motoras, apoiamo-nos no Modelo de Desenvolvimento proposto por, que caracteriza a sequência das fases do movimento, explicando os estágios de desenvolvimento motor que o ser humano vivencia em cada uma delas.
As capacidades percepto-cognitivas serão interpretadas a partir da teoria de Piaget. Para isso, é importante que enfatizemos os conceitos de esquema, acomodação, adaptação e equilíbrio.
Para a compreensão das capacidades socioafetivas, que explica a estrutura social