PLANEJAMENTO PROTESE TOTAL
1. Exame clínico;
2. Exame radiográfico;
3. Procedimentos prévios;
-Protocolo de tratamento se necessário (cirurgias pré protéticas)
-Reembasamento terapêutico pré protético
-Confecção DITEF
-Raio X panorâmico e/ ou oclusal.
4. Escolha da moldeira p/ desdentado;
5. Modelo de estudo;
- Materiais necessários: alginato, moldeiras de estoque com retenção, gral de borracha, espátula, cera utilidade, frasco medidor de pó e medidor de água.
- Fazer limpeza da boca, posicionar paciente tal forma que o arco dentário fique paralelo ao solo.
- Selecionar moldeira que fique um espaço livre de 3mm entre ela e os tecidos do arco a ser moldado, adaptar com cera utilidade.
- Proporcionamento água/ pó de acordo com as instruções do fabricante, espatular por 45 segundos, até ficar uniforme, lisa e cremosa.
- Caso haja tolerância por parte do paciente, é recomendável aguardar mais 3 ou 4 minutos apoós a geleificação, visando resistência e menor deformação.
- Remover no sentido paralelo ao longo eixo da face, sem movimentos laterais, lavá-la em água corrente e escorrer completamente.
- Não pode haver contato com a moldeira e nem bolhas. A espessura mínima de alginato entre os tecidos e a parede da moldeira deve ser de 3mm.
- Fazer o modelo de estudo com gesso pedra (Tipo III), proporcionando o gesso pedra e a água, colocar a água antes no gral e depois o pó. Após espatulados, proceder ao vasamento do gesso com auxílio de um pincel ou espátula.
- Começar o vazamento pelas extremidade posteriores do molde, em pequenas porções e sob vibração. Remover depois de mais ou menos 45 minutos, no sentido do longo eixo do arco dental, em seguida recortar o modelo.
6. Moldeira individual (Moldeira de resina RAAQ)
- Material necessário: lápis, isolante para resina, pincel tamanho médio, pote c/ tampa para resina, pote dappen, resina/ polímero e monômero / auto-polimerizado, espátula 24, lamina de cera 7, pedras para