planejamento programação e controle de produção
Conforme artigo Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração, Rita Lopes e Murillo Michel falam que “O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”, “... os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas”.
Resumindo, planejamento e controle de produção são imprescindíveis para qualquer tipo de empresa, indústria ou prestação de serviços, a produção de produtos, serviços, conveniências, entretenimento, informação. O comércio já se trata de outra parte, outro controle da administração.
As empresas podem ser classificadas: Quanto à propriedade: Estatais (públicas), Privadas (particular), Mistas (ambas). Quanto ao tamanho: Grandes, médias ou pequenas. Quanto ao tipo de produção: Primária, extrativista (extração da matéria prima - MP), Secundária, transformação (processam MP em produtos acabados), Terciária, prestação de serviços (especializados).
Produção de Bens de consumo (duráveis ou perecíveis) ou de produção. E produção de Bens de serviços.
Sistemas de Produção: Abertos (modo probabilístico ou orgânico) ou Fechados (modo determinístico ou mecânicos), é constituído de vários subsistemas com suas entradas e saídas, daí a interdependência entre os subsistemas e os sistemas que dependem de vários fornecedores para garantir as suas entradas e de clientes para garantir as suas saídas.
O Sistema de Produção pode ser: Por encomenda (produz depois de pedidos), Em lotes (produz quantidade limitada por vez), Produção Contínua (produz sem mudanças por longo período de tempo).
O Processo Produtivo depende de três fatores de produção: Natureza (fornece insumos), Capital (dinheiro), Trabalho (mão de obra). A empresa é fator integrador, garante que a integração dos três fatores de produção seja a mais