planejamento financeiro
Planejamento financeiro é o processo de organização e desenvolvimento e a implantação de um plano personalizado para evitar e resolver problemas financeiros com a determinação de alcançar objetivos pré-determinados. Ele pode ser utilizado por pessoas físicas, júridicas, privadas e públicas.
O planejamento financeiro é apresentado de acordo com a necessidade de cada finança, como se comportará a empresa ao longo do tempo, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, analise de investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e indicadores.
O empreendedor é preciso responder algumas perguntas importantes antes de inicializar o planejamento financeiro como:
Quanto será necessário para iniciar o negócio?
Existe disponibilidade de recursos?
De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?
Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?
O volume de vendas que a empresa pretende atingir torna o negócio atrativo?
A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?
4.Características do Planejamento Financeiro
Indicações para o futuro
Um plano financeiro a curto ou em longo prazo serve de guia para futuro comportamento da empresa. É a projeção das condições atuais para o futuro desconhecido, poderá devidamente ser reajustada, tendo em vista as novas condições de trabalho, previamente estimadas. A projeção pura e simples da situação presente para o futuro tem sido motivado de grandes decepções, na avaliação de um planejamento feito.
Flexibilidade na aplicação
Como parte integrante do mundo dos negócios, onde as flutuações são freqüentes, a empresa deve ter a capacidade de se ajustar ás novas condições, de forma rápida e eficiente. Nenhum plano deve ser considerado imutável. Mesmo durante o seu desenvolvimento, se as condições de mercado sofrerem bruscas e violentas transformações, os planos da empresa deverão ser rapidamente alterados.